Workshop Boas Práticas

Boas Práticas na Gestão Financeira, Orçamentária e Administrativa da UFPR

A PROPLAN vem divulgar o Workshop Boas Práticas na Gestão Financeira, Orçamentária e Administrativa da UFPR realizado nos dias 3 e 4 de setembro de 2018, envolvendo todas as unidades da PROPLAN e da PRA.

Público-Alvo
Destina-se a atender, prioritariamente, técnicos e docentes envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial, administrativa, e de formalização de convênios e contratos dos Setores e Pró-reitorias da UFPR, além de gestores que trabalhem com tais informações no âmbito da Universidade.
Pré-Requisitos
Ter exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas (ou atuar como Orçamentário ou Ordenador de Despesas) no âmbito da UFPR.
 Objetivo Geral
O curso visa a propiciar aos participantes a possibilidade de conhecer melhor a rotina e desenvolver suas potencialidades por meio da utilização de todas as ferramentas disponíveis ao fiel desempenho das ações relacionadas com a execução orçamentária, financeira e administrativa da UFPR.
Objetivos Específicos

•    Capacitar os servidores quanto à correta formalização dos processos financeiros no SEI
•    Treinar os servidores quanto aos controles dos bens de consumo
•    Discutir sobre o cronograma do encerramento do exercício financeiro de 2018
•    Apresentar as rotinas operacionais de formalização dos processos de contratos, convênio e cooperações, e prestações de contas relacionadas (CRI)
•    Apresentar as rotinas operacionais do planejamento orçamentário (CPCO)
•    Expor as rotinas operacionais da PRA, DELIC e DELOG

Ementa
•    Noções de Contabilidade Pública – Fases da Despesa Pública, Regime de Competência, Etapa “Em Liquidação”
•    Noções de Almoxarifado – RMA, Entrada dos Materiais, Gestão dos Materiais
•    Noções SIAFI Web (CPR Contas a Pagar e a Receber) – Conceito e definição das fases Liquidação e Pagamento e consultas das principais transações e funções
•    Cronograma de Encerramento do Exercício Financeiro de 2018
•    O que é a Divisão de Administração Financeira (DAF)
•    O papel da DAF no controle da Execução da Despesa Pública
•    Formalização processual no SEI (Fases da Despesa Pública)
•    Lançamento do novo MTEOF
•    Apresentação de metodologia interativa de acesso aos dados financeiros institucionais através de tabelas e gráficos
•    Discussão entre ordenadores de despesa sobre indicadores financeiros relevantes
•    Relevância dos dados institucionais no âmbito da UFPR no processo de transparência da informação
•    Metodologia de recepção de dados subsidiários ao processo de prestação de contas para os órgãos de controle e regulação
•    Elaboração da PPA, LDO, PLOA E LOA (Noções básicas)
•    Lei de Responsabilidade Fiscal (Noções básicas)
•    Aprovação e Execução do Orçamento na UFPR (Noções básicas)
•    Programa de trabalho, Fonte de Recurso, IDUSO, Elementos de Despesa (Noções básicas)
•    Limites de Empenho
•    Sistema Orçamentário on-line, Relatórios
•    O que é a CRI
•    Tipos de acordos formalizados
•    Etapas e prazos dos processos
•    Principais dificuldades na formalização de acordos
•    Relatório de Atividades e Prestação de Contas
•    Apresentação do DELOG
•    Divisão de Suprimentos. Gestão de materiais de consumo
•    Recebimento, controle de estoque. Plano de ação para logística reversa
•    Divisão de Tele-atendimento. Protocolo e Arquivo geral (DTPAG)
•    Case: Arquivos Saza Lattes
•    Responsabilidades das unidades pelos documentos gerados
•    Estrutura da DPA. Sistema SAP WEB, linhas gerais
•    Termos de Responsabilidade/Termo de Transferência/Termo de Inventário
•    Homologação dos termos
•    Inventário – Definição – quando acontece, Como deve ser realizado o inventário
•    Papel das subcomissões de patrimônio
•    Pincelada sobre o plano de ação
•    Desfazimento de bens inservíveis, Reutilização
•    Disseminação das boas práticas da gestão patrimonial
•    Importância do cuidado com o Patrimônio Público
Cronograma
Data Ação de Capacitação – PROGEPE Período
03/09

Manhã

Cerimônia de Abertura 08h30 às 09h00
Palestra (TCU) 09h00 às 10h00
INTERVALO 10h00 às 10h15
Palestra (Conselho Justiça Federal) 10h15 às 11h15
Oficina 01 – PRA/DELOG 11h15 às 12h15
ALMOÇO 12h15 às 13h15
03/09

Tarde

Oficina 01 – PRA/DELOG (Continuação) 13h15 às 13h45
Oficina 02 – PROPLAN/DCF/DC 13h45 às 15h15
INTERVALO 15h15 às 15h30
Oficina 03 – PROPLAN/CPI 15h30 às 16h30
Oficina 04 – PROPLAN/CPCO 16h30 às 17h30
Data Ação de Capacitação – AGRÁRIAS Período
04/09

Manhã

Oficina 05 – PROPLAN/CGR 08h30 às 09h30
Oficina 06 – Equipe SEI 09h30 às 10h30
INTERVALO 10h30 às 10h45
Oficina 07 – PROPLAN/DCF/DAF 10h45 às 12h00
ALMOÇO 12h00 às 13h30
04/09

Tarde

Oficina 8 – PRA 13h30 às 14h30
Oficina 9 – PRA/DELIC 14h30 às 15h30
INTERVALO 15h30 às 15h45
Oficina 10 – PROPLAN/CRI 15h45 às 17h30
Inscrições

As inscrições serão divulgadas e homologadas pela PROGEPE.

Links

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças
Rua XV de Novembro, 1299 - Sobreloja
Telefones: (041)3360-5121 / 3360-5406 | Fax: 3360-5208
CEP: 80060-000 - Centro - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças
Rua XV de Novembro, 1299 - Sobreloja
Telefones: (041)3360-5121 / 3360-5406 | Fax: 3360-5208
CEP: 80060-000 - Centro - Curitiba (PR) - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná - Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR