SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo TRF4, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho.

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos. A virtualização de processos e documentos permite que várias unidades atuem no mesmo processo ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de realização das atividades.

Uma das principais características do SEI é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Saiba mais sobre o SEI, no Software Público Brasileiro.

Links Úteis

Acesso
Acesso para Usuários Externos
Conferência de Autenticidade de Documentos
Pesquisa Pública

Objetivos e Diretrizes

Modernização da gestão de processos e documentos
Mudança de cultura dos processos em papel para o meio digital
Assegurar eficácia, eficiência e efetividade da gestão de processos no âmbito da UFPR
Promover, com segurança, transparência e economicidade, a produção de processos em meio digital
Garantir o controle da tramitação de processos
Fomentar a celeridade na tramitação de processos
Viabilizar a sustentabilidade ambiental com uso adequado da tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Facilitar o acesso às informações e às ações de transparência ativa
Propiciar a satisfação dos usuários do sistema na UFPR

Vantagens da solução

Trabalhar de forma mais integrada e ágil a partir de uma plataforma virtual.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
Possibilidade de diminuir o estoque de papel (economia de recursos públicos e preservação do meio ambiente).
Dar mais agilidade às análises dos processos e tomadas de decisão
Adotado pelo MP como Sistema Padrão do Processo Eletrônico Nacional: permite a interligação e tramitação eletrônica de documentos e processos entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
Transparência ativa, atendendo a Lei nº 12.527, de 18.nov.11 (Lei de Acesso à Informação)
Usuários externos vão poder, à distância, visualizar processos públicos de seu interesse – por meio da Pesquisa Processual – ou solicitar vista eletrônica de processos com restrição de acesso (E.G.D. do eGov)

Base legal e normativas

Portaria Nº 1.042, de 4 de novembro de 2015, sobre a implantação e o funcionamento do processo eletrônico no âmbito do Ministério da Educação
Decreto nº 8539, de 8 de outubro de 2015, sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional
Lei de Acesso à Informação
Instruções para classificação de processos quanto ao nível de acesso, do Ministério do Planejamento
Classificação, Temporalidade e Destinação de documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Meio da Administração Pública – (CONARQ)
Portaria de nomeação da equipe de implantação do SEI
Acordo de Cooperação Técnica, que oficializa a cessão de direito de uso do software do SEI para a UFPR
Manual de Redação da Presidência da República, com normas de redação de atos e comunicações oficiais

Material de apoio

Aqui você encontra tutoriais, vídeos e dicas.


Clique aqui e acesse o tutorial disponível no site do Software Público!


Os POPs – Procedimentos Operacionais Padrão explicam passo a passo as operações do SEI.


Vídeos

SEI 3.0 – Vídeo Tutorial
Apresenta as principais novidades da nova versão aqui na UFPR

SEI – UM ANO DE IMPLANTAÇÃO NA UFPR

Perguntas frequentes

1. Sou servidor ou terceirizado, como acessar o SEI?
2. A minha unidade poderá ter um usuário e senha?
3. Sou aluno, como acessar o SEI?
4. O que é um usuário externo?
5. Como fica o SIE e os processos em papel?
6. E para o Complexo Hospital de Clínicas (CHC), como fica o uso do SIE e do SEI?
7. O SEI é acessível pela Internet?
8. Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI?
9. O que é assinatura eletrônica?
10. A assinatura eletrônica é legal?



1. Sou servidor ou terceirizado, como acessar o SEI?

Utilize seu usuário (sem o @ufpr.br) e senha da Intranet/ CorreioUFPR.



2. A minha unidade poderá ter um usuário e senha?

Não. Os acessos ao SEI são pessoais e intransferíveis, não sendo possível acessar o sistema através do e-mail da unidade.



3. Sou aluno, como acessar o SEI?

O aluno já tem acesso autorizado ao SEI como usuário externo. Utilize o usuário (com o @ufpr.br) e senha de sua conta de e-mail da UFPR  para ter acesso ao sistema. Caso a senha utilizada para o login não valide o acesso, clique em “Esqueci minha senha”, e na tela seguinte coloque seu e-mail, desta maneira o SEI irá gerar uma nova senha e enviar para seu e-mail. Atençãoesta nova senha será para uso exclusivo no SEI, a senha de acesso a intranet/webmail permanece inalterada.
Clique aqui para acessar o SEI como usuário externo.



4. O que é um usuário externo?

É a pessoa autorizada a visualizar processos e documentos do SEI, que também pode obter autorização para assinar documentos disponibilizados para este fim. Qualquer cidadão interessado em processos da UFPR pode se cadastrar no SEI como usuário externo.

Clique aqui para se cadastrar ou acessar o SEI como usuário externo.



5. Como fica o SIE e os processos em papel?

Desde o dia 09/12/2016 o SIE está aberto somente para tramitação de processos já existentes na UFPR. Após esta data, todos os novos processos administrativos e financeiros deverão ser criados no SEI. Os processos físicos poderão continuar em papel ou poderão ser digitalizados e migrados para o SEI, a critério de cada unidade.



6. E para o Complexo Hospital de Clínicas (CHC), como fica o uso do SIE e do SEI?

O SIE continuará disponível tanto para abertura quanto para tramitação de processos físicos no CHC. No entanto, para os servidores da UFPR lotados no CHC (vínculo RJU), processos relativos a questões de RH (PROGEPE) deverão ser abertos no SEI (procure a Divisão de Gestão de Pessoas do CHC).



7. O SEI é acessível pela Internet?

Sim. O SEI é um sistema 100% web e pode ser acessado de qualquer lugar da Internet, não necessitando ser instalado no computador.



8. Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI?

O SEI é compatível com Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer/Edge, porém apresenta maior compatibilidade com o Firefox (recomendado). Caso você observe problemas no preenchimento de documentos, experimente utilizar o Firefox.



9. O que é assinatura eletrônica? (Fonte: Documento TRT-4)

No SEI a assinatura eletrônica consiste em utilizar o usuário e senha para assinar um documento. A assinatura eletrônica ou digital garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado (integridade) e ainda comprova a autoria do emitente (autenticidade). Os documentos assinados no SEI exibirão as assinaturas eletrônicas ao final da página e é possível confirmar a autenticidade neste link.



10. A assinatura eletrônica é legal?

Sim! O Decreto 8539 de 08 de outubro de 2015 regulamenta o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Para mais informações sobre a base legal do SEI acesse a página Sobre.

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